sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Origem do Muay Thai

Origem  do muaythai

A origem do muaythai está relacionada com a migração do povo que vivia na província chinesa de Yunnam, localizada às margens do rio Yang Tsé. De acordo com o relato dos próprios tailandeses, várias gerações partiram dessa província para o local onde hoje localiza-se a Tailândia, em busca de terras férteis para a agricultura.
Porém, durante o trajeto os tailandeses eram constantemente atacados por bandidos e animais, além de contraírem diversas doenças. Com o intuito de se proteger e manter o corpo e a mente em forma, eles criaram um método de luta que, inicialmente, foi chamado de “chupasart”.
Apesar de ser um método de defesa eficaz, o chupasart utilizava diversas armas como facas, machados, lanças, entre outros, o que acabava causando diversos ferimentos aos praticantes até mesmo durante os treinamentos. Em função disso, os tailandeses resolveram aprimorar o seu método de defesa e passaram a treinar sem armas. O novo método utilizava golpes com as palmas das mãos e pontas dos dedos. Pouco a pouco as técnicas foram evoluindo e chegaram cada vez mais perto do muaythai praticado atualmente.
Certamente o muaythai não teria alcançado tamanha popularidade na Tailândia se ele não contasse com o apoio da realeza. O rei “Tigre”, como era conhecido na época, foi um dos maiores lutadores de muaythai da história da Tailândia e durante o seu reinado o treinamento de muaythai era ensinado nas escolas, além de ser obrigatório na preparação dos soldados.
Muay boran  é um termo abrangente para as artes marciais  desarmadas da Tailandia, antes da introdução de equipamentos modernos e regras. É o ancestral do moderno muay thai. A palavra muay que significa boxe vem do termo sânscrito mavya, enquanto boran ou boraan significa antigo em tailandês. A arte é significativamente diferente do seu descendente moderno.
Considerando que o muay thai é muitas vezes chamado de "ciência das oito armas", o muay  boran faz o uso de. nove armas: duas mãos, duas pernas, dois cotovelos, dois joelhos e a cabeça) para o ataque e a defesa.
O muay boran visa o termino rápido da luta, através de aleijamentos, imobilizações, estrangulamentos e até mesmo a morte.
Assim como o judo  e  o jiu jitsu foi  reformado para torneios, o muay thai é o muay boran reformado. O muay boran possui elementos que não podem ser utilizados em um torneio, como alguns estrangulamentos, torções, golpes em pontos vitais, ataques ao centro, alguns golpes que causam ferimento grave ou até mesmo morte instantânea, entre muitos outros.
As técnicas usadas no muay boran focam a eficiência e maximizam a quantidade de dano de cada golpe. O objetivo é neutralizar o inimigo o mais rapidamente possível, porque outro pode estar por perto pronto para atacar. Além de mãos e pernas, cotovelos e joelhos são também  utilizados para desferir golpes devastadores que podem rapidamente incapacitar ou até matar seu oponente
A postura de luta é básica do muay boran é muito mais baixa e mais larga que o muay thai, bem como as artes marciais indianas e tradicionais chinesas. Neste, os combatentes são obrigados a ter maior agilidade, flexibilidade e velocidade, e é permitido pular no joelho de seu adversário para desferir um golpe na cabeça. A procedência dos chutes é provavelmente indiana  vinda do mushti yuddha e das artes marciais do sul da China. O muay boran tem sido influenciado pelas artes marciais dos países vizinhos e vice-versa, como pode ser visto na técnica kamae kham sao, que foi emprestada do Camboja
Ao longo dos muitos séculos em que o muay boran desenvolveu-se, vários estilos regionais surgiram:
  • Muay thasao (região norte da Tailândia) - Ênfase na velocidade, especialmente pontapés rápidos. Esta variação de muay boran foi apelidada de "ling lom" (lmacaco ventoso).
  • Muay korat (região leste da Tailândia) - Ênfase na força. Uma técnica exclusiva neste estilo é o "soco de derrubar búfalos", chamado assim porque supõe-se que um golpe é suficiente para derrubar um búfalo.
  • Muay lopburi (região central da Tailândia) - Ênfase na astúcia, movimentos técnicos. Esta variação favorece fortes socos e ganchos.
  • Muay chaiya (região sul da Tailândia) - Tem ênfase na boa postura e defesa. Este estilo favorece ataques com os cotovelos e joelhos.
Uma vez que cada estilo tem a sua própria força, dizia-se que um lutador completo tinha: "Soco korat, inteligência lopburi, postura chaiya, velocidade thasao"
As velhas regras de muay boran consistiam simplesmente na proibição de bater na virilha, arrancar os olhos, bater no oponente caído e puxar os cabelos. Categorias por peso não existiam e não havia ringues construído especialmente para os torneios.  Em vez disso, as lutas tinham lugar em qualquer espaço aberto cercado por um círculo de espectadores. Os rounds eram cronometrados com um pequeno furo feito em um coco que era colocado na água. Quando o coco afundasse, um tambor era batido para sinalizar o fim de um round.


Até 1920 os lutadores de muaythai não utilizavam proteção alguma, com exceção de tiras de algodão, de cânhamo ou ainda crina de cavalo que eles enrolavam nas mãos. Naquela época, não havia qualquer divisão de peso e round e a luta só acabava quando um dos lutadores era nocauteado ou morria mesmo.

Percebeu-se, porém, que era o grande o número de lutadores que morriam ou que ficavam seriamente feridos. Para minimizar o sofrimento dos lutadores, foram incorporadas algumas regras do boxe inglês, como a divisão de categorias por peso, o uso de luvas e a presença de um árbitro.

Os campos de muaythai Na Tailândia, as academias e ginásios são chamados de “campos” de muaythai. O treinamento por lá é muito mais intenso do que em qualquer outra parte do mundo. Geralmente os garotos começam a praticar o muaythai por volta dos 6 ou 7 anos de idade e eles mudam-se, de mala e cuia, para dentro dos campos, passando a viver em alojamentos junto com muitos outros lutadores.

Os treinadores exercem um papel importantíssimo na vida desses garotos. Além de transmitir toda a parte técnica, física e mental da luta, eles ainda têm que cuidar da comida, roupa e estudo de seus lutadores.

Cada lutador disputa em torno de uma luta por mês, sempre valendo uma boa premiação que deve ser repartida com o seu treinador. Na Tailândia as apostas  são permitidas e é muito comum o treinador apostar em seu próprio pupilo.

Os principais campos de muaythai na Tailândia são o Lumpini e o Rajadamnerm – o público geralmente comparece em peso para assistir as lutas nesses ginásios. Já o domingo é dia de ficar em casa e assistir as lutas de muaythai pela televisão, que são transmitidas em canais abertos.


No Brasil
O muaythai chegou ao Brasil em 1979 e foi apresentado pelo Grão Mestre Nelio Naja. No ano seguinte foi fundada a primeira associação de muaythai do Brasil e, em 1981, disputou-se o primeiro campeonato interestadual, entre o Rio de Janeiro e o Paraná.

Em 1987, o Grão Mestre Luis Alves fundou a primeira federação de muaythai no Brasil – a Federação Carioca de Muay Thai. Foi Luis Alves também quem fundou, em 1994,  a  Confereração Brasileira de Muay Thai. Entre os anos de 1994 e 1999 o muaythai passou por maus bocados, muito em função da enorme propagação do MMA  por aqui. A partir de 99, porém, os praticantes de JIU JITSU e MMA, renderam-se às técnicas do muaythai e passaram a treinar a arte como forma de melhorar os seus condicionamentos para as competições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário