sábado, 22 de janeiro de 2011

Wai Kru Ram Muay




O Wai Kru e Ram Muay acompanha o Muay Thai desde o Krabi Krabong nos tempos de Ayudhaya. A iniciar no seu canto do ringue, o lutador posiciona a mão direita sobre a primeira corda e realiza uma volta completa, “selando” o ringue. Tal ato significa a separação do público, juízes e professores, do combate que se aproxima. Efetuada a “selagem”, os lutadores direcionam ao centro do ringue onde se ajoelham em direção a sua casa ou campo de treino e efetua três vênias. Este ato é conhecido como Wai Kru. O Wai Kru é uma demonstração de respeito ao seu Kru (professor), família, campo, lutadores e amigos.
Após o Wai Kru, o pugilista executa o Ram Muay, ritual religioso utilizado para afastar o medo, solicitar ajuda aos Deuses contra ferimentos e pedir a vitória. Os lutadores executam alguns movimentos complexos, por vezes a representar animais e profissões. O Ram Muay é utilizado pelo lutador como um “momento íntimo”, para concentração e preparação para a luta.
Terminado o Ram Muay o lutador cumprimenta o canto do adversário, como demonstração de respeito, e regressa ao seu canto do ringue. O treinador oferece água, faz uma pequena oração e retira-lhe Mongkong ou Mongkol. Pronto para o combate, o pugilista dirige-se ao centro do ringue para o início da luta. Não há música durante a entrada dos lutadores.
Fim do Ram Muay
Toda a execução do Wai Kru e do Ram Muay é acompanhada por um conjunto musical. A orquestra faz uso de antigos instrumentos: Tambores (Klong Kaak), Címbalos (Ching)  e Flautas de Java ou Clarinete Javanês (Pi Java) e Gongo (Kong Mong). A música gerada pela orquestra, para além de acompanhar a execução do Wai Kru e Ram Muay, acompanha os lutadores durante todos os assaltos do combate e dá ritmo as lutas. Se a luta está lenta ou sem ação, os músicos aumentam o ritmo para os pugilistas aumentarem o ritmo e intensidade do combate. 

Fonte: golden camp muay thai 

                                Video de Ram Muay






2 comentários:

  1. E&E - PRODUÇÕES
    Apoia esse esporte
    E & E - ผลิต
    รองรับการเล่นกีฬาชนิดนี้

    ResponderExcluir
  2. E&E - PRODUÇÕES
    Apoia esse esporte
    E & E - ผลิต
    รองรับการเล่นกีฬาชนิดนี้

    ResponderExcluir